O Erê é um ser iluminado e encantado que trabalha como um intermediário do Orixá, expressando sua vontade. Porém, para saber o que é Erê realmente, é preciso entender que existem diferenças entre a sua atuação na Umbanda e no Candomblé.

Na Umbanda, acredita-se que Eres são espíritos de crianças, algumas que já passaram sua vida em terra, outras que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos Orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles recebem o nome de Ibeji e são vistos como entidades intermediárias que conectam o Orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação, eles são os famosos '' Boca do santo '' quando se está na duvida sobre o que o orixá está tentando nos dizer.

Em nossa vertente de Umbanda, que é uma Vertente traçada, o Médium pode ter tanto o Erê para finalidade de trabalhado quanto o Ibeji com a finalidade de passar um recado do orixá para o médium.

Seja qual for a tradição que você segue, é importante saber que leveza, alegria, verdade, pureza e emoções traduzem a essência do que é Erê. 

 

 

 

 

 

 

 

You have successfully subscribed!